Em uma partida de futebol, além de uma defesa sólida, como todos participando, para evitar perigos do adversário, outro ponto principal durante os 90 minutos é ter um ataque eficiente. Por conta disso, ter os maiores artilheiros do Brasil no seu time, é um grande ponto a favor.
O Brasil, colocado por muitos como país do futebol, conta com muitos artilheiros que deram o que falar. Até mesmo na atualidade, mesmo com a escassez de jogadores diferenciados para a linha de frente, ainda há alguns nomes que chamam a atenção.
Na atual realidade, muitos técnicos seguem optando por jogadores sem um homem de área, o chamado ‘falso 9’. O estilo até tem dado certo, mas um centroavante badalado, que dificilmente perde oportunidades claras, segue sendo a preferência de qualquer técnico, alimentando informações complementares sobre maiores artilheiros do Brasil.
Os maiores artilheiros do Brasil
O futebol brasileiro é rico em atletas considerados diferentes. Muito disso, nem é tanto pelo alto números de gols, como também pela alta qualidade técnica, recordes e símbolos de paixão, guardados com carinho no coração de cada um torcedor.
- Pelé: Colocado por muitos como rei do futebol, Pelé conta com uma marca que supera os 1.200 gols na carreira, isso considerando jogos oficiais e amistosos. Os seus maiores tentos aconteceram com a camisa da seleção brasileira e do Santos.
- Roberto Dinamite: Um dos principais ídolos do Vasco, Dinamite sempre teve o faro de gol apurado e segue lembrado até hoje. Afinal, ele é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro e do Vasco.
- Zico: Qualquer flamenguista desta e de outras gerações, com certeza sempre lembrará de Zico. Maior goleador da história carioca, ele também é um dos maiores camisas 10 do futebol mundial.
- Túlio Maravilha: Conhecido pela insistência nos mil gols, Tulio é outro que aparece na lista de queridinhos do futebol brasileiro, sendo um dos grandes artilheiros dos anos 90.
Os maiores artilheiros do Brasil dos pontos corridos
Na lista de goleadores dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, também contamos com jogadores que marcaram décadas, como também atletas mais novos. Fred, que brilhou com a camisa do Fluminense, é um dos que puxam a lista seleta, somando a explicação passo a passo de maiores artilheiros do Brasil.
- Roberto Dinamite: Novamente citamos o ex-craque do Vasco da Gama, que deixa a sua fama de goleador viva até hoje. Entre 1971 a 1992, foram 190 gols.
- Fred: Um dos maiores ídolos da história do Fluminense e com passagens pela seleção nacional, Fred sempre brilhou no Brasileirão, totalizando 158 tentos.
- Romário: O Baixinho Romário também tinha como um dos pontos fortes a alta regularidade no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Nisso, foram 154 gols atuando por Fluminense, Flamengo e Vasco.
- Edmundo: Brilhando com as camisas de Palmeiras e Vasco, o ‘Animal’ era um atacante totalmente diferente. Polêmico fora de campo, mas se garantindo dentro dele, o atacante anotou 153 gols no Brasileiro.

A evolução dos artilheiros
Com o futebol em constante evolução, como um artilheiro se comporta dentro de campo tem passado por várias modificações. Anteriormente, era mais comum termos artilheiros atuando de forma central dentro das quatro linhas, o famoso centroavante.
Agora, com várias mudanças implementadas por comandantes nacionais e estrangeiros, está comum termos jogadores com essas qualidades atuando como ponta de lança e até mesmo como um meia, o famoso camisa 10.
O Brasil já desenvolveu vários atletas com ‘faro de gol’, aquele centroavante raiz que está cada vez mais escasso na atual realidade do futebol. Hoje em dia, temos atletas que rondam todas as partes do campo e que ajudam na marcação até mesmo no campo defensivo.
Os principais goleadores atuando no Brasil
Mesmo diante da seca de centroavantes atuando no futebol nacional, ainda há alguns que chamam a atenção. O principal destaque, claro, é Pedro, do Flamengo, que, apesar da sua estatura, é um atleta móvel, com boa velocidade e com faro de gol.
No time carioca, é titular absoluto e um dos mais queridos pela torcida. Nos últimos anos, tem convivido com lesões que atrapalharam o seu desempenho, mas a sua capacidade de decidir jogos grandes, segue a mesma desde sua chegada.
- Kaio Jorge: Retornando ao Brasil sem grande badalação, o atacante do Cruzeiro parece já adaptado a atual realidade nacional. No Brasileirão 2025, foram 33 jogos e 21 gols nas redes adversárias.
- Vitor Roque: Após uma passagem não tão boa atuando por Barcelona e Betis, ambos da Espanha, o ‘Tigrinho’ parece ter dado a volta por cima na carreira. Pelo Palmeiras, foram 33 confrontos e 18 tentos no Campeonato Brasileiro.
- Rayan: Cria das categorias de base do Vasco, Rayan já é considerado um dos grandes artilheiros do Brasil, tanto que é observado de perto pelo mercado europeu. Na temporada 2025, anotou 14 gols em 34 jogos.
- Pedro: Mesmo com lesões sérias, Pedro terminou o Brasileirão em alta pelo Flamengo, grande campeão do torneio. Em 21 jogos, foram 12 gols, tirando o Fla do sufoco em vários embates considerados cruciais.
- Yuri Alberto: Mesmo sem criticado por boa parte da torcida do Corinthians, Yuri segue deixando seus tentos. No Campeonato Brasileiro 2025, ele atuou em 26 jogos e marcou dez vezes, sendo titular absoluto da equipe paulista.
- Carlos Vinícius: Chegando ao Grêmio no meio da temporada, após não ter grande sequência vestindo a camisa do Fulham, da Inglaterra, o atacante foi uma das grandes surpresas da edição nacional. Ajudando o Imortal na luta contra o rebaixamento, ele marcou 12 gols em 14 partidas.
O atual momento dos artilheiros
Sendo bem sincero, dificilmente a fase daqueles grandes goleadores que encantaram Brasil afora, voltará. O futebol segue em constante evolução e o brasileiro cada vez mais parecido com o que é desenvolvido na Europa. Os grandes talentos dificilmente conseguem permanecer por muito tempo.
Endrick e Estêvão, por exemplo, que atualmente defende a camisa de Chelsea, da Inglaterra, e Real Madrid, da Espanha, sucessivamente, são exemplos. Brilharam por aqui e, na faixa dos 18 anos, já estavam vendidos para o Velho Continente.
Atualmente atuando no Brasil, talvez o maior destaque seja o Rayan, do Vasco, que tem contrato até 2028 e com multa rescisória de 80 milhões. É jovem, talentoso, velocista, tem faro de gol e é mais um caso que não permanecerá em terras amarelinhas por muito tempo.





