Em um time elogiado, além de um elenco cada vez mais forte, também está a qualidade de um bom técnico. Não adianta nada um plantel com jogadores fora de série e um profissional à beira do campo de futebol que não irá conseguir tirar o máximo da qualidade de uma equipe. Por isso é tão importante ter técnicos cada vez mais vencedores.
O papel de um bom técnico
No Brasil, por exemplo, a imprensa bate na tecla que não há mais profissionais nacionais tão competentes como antes. Neste momento, o mais exaltado é Filipe Luís, do Flamengo, que na temporada 2025 conseguiu levantar títulos importantes como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.
Outro comandante que rende elogios é Dorival Júnior, do Corinthians. Mesmo em um plantel longe das grandes potências brasileiras, ele faz o seu papel, tendo levantado na temporada as taças do Campeonato Paulista, batendo o rival Palmeiras e a Copa do Brasil, passando por cima do Vasco.
Diante deste cenário, também não dá para dizer que os portugueses também seguem em alta. Abel Ferreira, por exemplo, mesmo não realizando um bom 2025 à frente do Palmeiras, é elogiado e até mesmo colocado como um dos melhores técnicos do mundo, sendo apontado por analistas esportivos que estudam o jogo e suas regras.
Lista seleta de técnicos mais vencedores da história
Olhando para o passado, o Brasil conta com técnicos vencedores que seguem lembrados até hoje. Afinal, não há como pensar em futebol brasileiro e não citar o mestre Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que brilhou por aqui e chegou até comandar a seleção de Portugal e o Chelsea, da Inglaterra.
Felipão: Como mencionado, Felipão brilhou no Brasil e é lembrado com carinho pelas torcidas de Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, onde somou muitas e chegou até mesmo comandar times de outros países.
-
Copa do Mundo FIFA: 1 (2002, pela Seleção Brasileira)
-
Copa Libertadores da América: 2 (1995, 1999)
-
Recopa Sul-Americana: 1
-
Campeonato Brasileiro (Série A): 2 (pelo Grêmio)
-
Outros: Títulos na Arábia Saudita, Kuwait, e múltiplos títulos estaduais no Brasil (incluindo 4 Copas do Brasil), além de títulos na China (Super Liga Chinesa e Copa da China).
Alex Ferguson: Maior técnico da história do Manchester United, da Inglaterra, Alex Ferguson é ídolo para muito comandante desta nova geração. Com um estilo único e vencedor, ele cativou até mesmo torcedores rivais.
-
Liga dos Campeões da UEFA: 2 (1999, 2008)
-
Premier League (Campeonato Inglês): 13
-
Copa da Inglaterra (FA Cup): 5
-
Copa da Liga Inglesa: 4
-
Recopa Europeia: 1
-
Mundial de Clubes/Copa Intercontinental: 2
-
Outros: Supercopa da UEFA (1), Supercopa da Inglaterra (10), Campeonato Escocês (3), Copa da Escócia (4) e Copa da Liga Escocesa (1) pelo Aberdeen.
Pep Guardiola: Tido por muitos como maior técnico do mundo, Guardiola segue realizando seu trabalho bem feito à frente do Manchester City, da Inglaterra, e, claro, está sempre presente na lista dos melhores do passado e do presente.

-
Liga dos Campeões da UEFA: 3 (2009, 2011, 2023)
-
Mundial de Clubes: 4
-
Supercopa da UEFA: 4
-
Ligas Nacionais: 11 (3 La Liga, 3 Bundesliga, 5 Premier League)
-
Copas Nacionais: 6 (2 Copas do Rei, 2 Copas da Alemanha, 2 Copas da Inglaterra)
-
Outros: Supercopas nacionais diversas.
-
Copa da UEFA: 1 (2009, pelo Shakhtar Donetsk)
-
Ligas Nacionais: 14 (9 Campeonatos Ucranianos, 2 Campeonatos Romenos, 2 Campeonatos Turcos, 1 Campeonato Russo)
-
Copas Nacionais: 9 (6 Copas da Ucrânia, 2 Copas da Romênia, 1 Copa da Turquia)
-
Outros: Supercopas Nacionais diversas.
Jock Stein: Mais um comandante com bagagem e acostumado a lidar com altas adversidades, tendo no seu currículo títulos importantes no futebol da Escócia, onde tem seu nome lembrado com grande carinho.
-
Liga dos Campeões da UEFA: 1 (1967, pelo Celtic)
-
Campeonato Escocês: 10 (pelo Celtic)
-
Copa da Escócia: 9
-
Copa da Liga Escocesa: 6
-
Outros: Títulos pelo Dunfermline e Hibernian.
Valeriy Lobanovskiy: Pintando e bordando no futebol soviético, o medalhão soma mais de 30 taças na carreira como treinador, sendo referência para quem sonha um dia ser um técnico diferenciado.
-
Recopa Europeia: 2 (1975, 1986, pelo Dínamo de Kiev)
-
Campeonato Soviético: 13
-
Copa da União Soviética: 9
-
Outros: Supercopa da União Soviética (3), Campeonato Ucraniano (3), Copa da Ucrânia (1).
Carlo Ancelotti: Atual comandante da seleção brasileira, Ancelotti conta com passagens por vários times da Europa e com destaque pelo seu momento no Real Madrid, da Espanha, seu ex-clube, lembrado com grandes elogios pela torcida.
-
Liga dos Campeões da UEFA: 5 (2003, 2007, 2014, 2022, 2024)
-
Mundial de Clubes: 4
-
Ligas Nacionais: 5 (1 Serie A, 1 Premier League, 1 Ligue 1, 1 Bundesliga, 1 La Liga)
-
Copas Nacionais: 3 (1 Copa da Itália, 1 Copa da Inglaterra, 1 Copa do Rei)
-
Outros: Supercopas Nacionais e Supercopas da UEFA.

Ottmar Hitzfeld: Brilhando nos comandos de Borussia Dortmund e Bayern de Munique, ambos da Espanha, é mais um grande profissional que fez a sua história, tendo levado os times ao sonho de muito time por aí: a Liga dos Campeões.
-
Liga dos Campeões da UEFA: 2 (1997 pelo Borussia Dortmund, 2001 pelo Bayern de Munique)
-
Mundial de Clubes/Copa Intercontinental: 1
-
Bundesliga (Campeonato Alemão): 7
-
Copa da Alemanha: 3
-
Outros: Campeonatos Suíços (2) e Copas da Suíça (3).
José Mourinho: Colocado por muitos como grande rival de Pep Guardiola, Mourinho vem de uma escola um pouco mais defensiva, mas com vários títulos de tirar o fôlego, além de ser referência para os principais técnicos portugueses.
-
Liga dos Campeões da UEFA: 2 (2004, 2010)
-
Liga Europa da UEFA: 2
-
Liga Conferência Europa da UEFA: 1
-
Ligas Nacionais: 8 (2 Primeira Liga, 3 Premier League, 2 Serie A, 1 La Liga)
-
Copas Nacionais: Múltiplos títulos de copas e supercopas em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha.
Luiz Alonso Perez (Lula): Mais um brasileiro na lista seleta, Lula ficou conhecido pelo seu trabalho à frente do Santos, sendo o técnico mais vitorioso da história alvinegra e lembrado com carinho por muitos torcedores santistas.
-
Copa Libertadores da América: 2 (1962, 1963)
-
Copa Intercontinental: 2 (1962, 1963)
-
Campeonato Brasileiro (Taça Brasil/Robertão): 5
-
Campeonato Paulista: 8
-
Outros: Torneio Rio-São Paulo (4).







